Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

BINÔMIO

              Hoje a palavra é simples, pois se refere ao binômio: fé e obras. 
              O cristianismo é a junção destes dois fatores, porque um está interligado ao outro, de modo que se faltar um, o outro não surtirá efeito algum.

            Bem, nesta semana comecei a ler o livro de Tiago e logo no segundo capítulo o Senhor já trouxe uma “cajadada” (Tiago 2: 14-26):


“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: ‘Você tem fé; eu tenho obras’.

Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!

Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso foi chamado amigo de Deus.Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas por fé.Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta”.


            Segundo a palavra de Deus, fé é “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1), portanto, ela é requisito para nos aproximarmos de Deus, porque está escrito: “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11: ¨).

         A Fé nos abre caminho para uma nova vida, uma nova motivação e uma nova trajetória, mas ela necessita de obras para ser aperfeiçoada. Afinal, do que adiantaria se crêssemos somente, porém não colocássemos os ensinamentos do cristianismo em prática? De que me adianta estar cheio (a) de Deus e não dividi-lo com os outros? Ou, de que nos serviria abastecer alguém das coisas do alto apenas, se este estiver completamente desprovido de coisas materiais essenciais?

            Nesse passo, também temos as obras que, segundo o dicionário, significa “resultado de um trabalho; ação ou feito”. Entretanto, do mesmo modo como ocorre com a fé, as obras por si só não produzem efeitos.

            Qualquer um pode fazer algo por alguém sem precisar ser cristão ou seguir alguma religião. Aliás, temos como grande exemplo os espíritas que “ganham de lavada” de qualquer um quando o assunto é caridade!

             Irmãos, o mundo precisa ser ajudado espiritual e materialmente!

            Ontem eu estava indo ao fórum quando, ao passar pela Praça da Sé, pensei: “Nossa, queria falar com um mendigo e conversar com ele para saber como eles estão passando com todo esse frio, mas é obvio que não vou abordar ninguém!”.

           Como Deus sabe de todos os nossos sentimentos e pensamentos, quando eu voltava do fórum que fica próximo ao “Poupa tempo” do bairro da Sé, fui abordada por um mendigo que me pediu dinheiro, no entanto, eu disse a ele que não tinha nada (e de fato não tinha, pois trabalho no centro e por isso não ando com dinheiro), mas que se tivesse eu daria a ele. O mendigo, então, resolveu me acompanhar até o metrô, porque disse que a Praça da Sé é muito perigosa para uma mulher andar sozinha.

        Enquanto caminhávamos, eu me lembrei daquele “pensamento” e comecei a perguntar algumas coisas e ele também contou várias outras para mim. Ele me disse que nas madrugadas mais frias passa um ônibus da Prefeitura para levá-los a um abrigo, mas muitos ficam no centro por conta de serem usuários de crack. O mendigo ainda me disse que na noite passada (24/07/13) 7 "mendigos-usuários" morreram por causa do frio.

      Ao final do trajeto, ele me disse: “mesmo você não me dando dinheiro (depois ele confirmou que era para ele comprar crack mesmo), eu adorei a nossa conversa, pois você me deu atenção e ninguém nunca me dá isso!”.

     Saibam que eu não contei este acontecimento para me gloriar sobre isso, mas para mostrar que tudo é importante. Eu sei que ele precisava de dinheiro ou  de que eu o ajudasse a mudar de vida ou lhe desse roupas e afins, porém, naquele momento a minha “obra” foi ter dado atenção a ele, porque talvez muita gente poderia ter dado tudo isso que eu citei, menos um pouco de atenção.

      Finalizando: fé e obras caminham lado a lado. Demonstre sua fé conforme os “materiais de construção” que você tem nas mãos.


      Fé é muito mais do que somente orar e obras vão além do mero exercício de um ministério!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

BOA NOVA

        


        Olá pessoal, depois de um post “tenso” (hehe), o Senhor me conduziu a uma palavra mais “branda”.
            Para quem não sabe, minha mãe está fazendo um curso às terças-feiras e quintas-feiras e desde então ela comenta sobre as atividades solicitadas e sobre suas novas amigas. Sendo assim, não sei explicar o porquê, mas eu sempre “encasquetei” com uma das meninas que ela me falava.
            Após mais ou menos uns 6 meses de curso, Deus começou a me incomodar para falar com essa mulher, pois ela estava desviada dos caminhos de Cristo. Desta forma, encurtando a história, na quinta-feira passada eu cheguei da igreja, entrei no Facebook e percebi que ela estava online. Não deu outra, o Pai começou a falar para ela coisas inimagináveis através de mim e foi uma benção.
            Se não bastasse tudo o que aconteceu, no outro dia, enquanto eu ouvia algumas músicas, uma delas me chamou a atenção: “Boa Nova” do Palavrantiga, sobretudo duas frases: “...deixa eu viver a boa nova, deixa eu me encontrar com esse amor todos os dias....” e “mas sou tentado a ir adiando este dia: que é me lançar em Ti e me ver completo em Teu amor...”.
            Essas palavras só confirmaram aquilo que eu já estava sentindo: a alegria de compartilhar a palavra de Deus e por ajudar alguém a “encontrá-Lo” novamente.
            Precisamos espalhar a “boa nova” do evangelho!!! Quando eu digo isso, não entenda que devemos falar do amor do Pai somente àqueles que ainda não O conhecem, porém, devemos compartilhar com aqueles que já esqueceram o quão inovador é o evangelho de Cristo!
            O Pai quer mostrar ao mundo que existe uma esperança. Ele quer fazer com que as pessoas sintam o amor que o fez morrer em uma cruz por nós! É simples assim! Não é necessário ter conhecimento teológico para falar da “boa nova” e da salvação que Jesus nos trouxe.
            Jesus morreu por aquele que ainda não o conhece, contudo, se você já sabe disso, mas esqueceu o quanto Ele te ama ou acha que a distância que te separa dEle é tamanha, a resposta é: SIM, o Pai querido te amou e te amará até o afim, por isso Ele te aceita de volta!
            A palavra de João 13:1 não é só referente aos discípulos, porém, também se aplica a nós quando diz que “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Jesus foi até a última palavra.....até o último olhar....até a última gota de sangue....até o último suspiro....tudo por amor de nós.
            Deus me diz que as pessoas precisam ouvir algo novo e algo bom, porque o mundo já oferece as piores coisas e as piores notícias. Por isso muita gente se suicida ou mata alguém, pois não se sentem amadas “todos os dias”, assim como se canta na referida música.
            O inimigo quer adiemos o dia em que nos lançaremos em Deus e nos veremos completos em Seu amor! O segredo é se debruçar no colo do Pai e sentir o seu amor te dizendo: “calma filho (a), eu sei de tudo e eu estou aqui com você. Pode lançar sua vida em mim!”.
            Amo o texto de Romanos 8: 19 que diz: “a natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Em outras versões, o versículo diz: “a criação anseia pela manifestação da glória de Deus através de seus filhos”.
            O melhor momento para falar do evangelho é o hoje, ou melhor, agora! Paulo já alertava em 2 Timóteo 4: 2-3:
“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.”
            Não perca tempo! Fale para o máximo de pessoas sobre o evangelho de Cristo, sobre a transformação que Deus faz na vida de alguém que O aceita como único Senhor e Salvador, acreditando que Jesus morreu na cruz por amor e continuou nos amando até o fim.
            Nos últimos tempos, tenho falado sobre a palavra libertadora com pessoas que eu nem imaginava, pessoas que nunca falaram comigo pessoalmente. Deus tem colocado palavras na minha boca (ou nos meus dedos rsrs) que eu nunca sonhei dizer, mas creio que são cheias de poder, porque têm surtido efeito. As pessoas que o Pai coloca na minha frente para falar algo são tocadas. Elas dizem que as palavras tocaram muito seus coração e que sentem que é o próprio Deus me usando.
            A “boa nova” é essa: Jesus morreu por você e tem um plano para a sua vida! Ele quer sarar tuas feridas, resolver os seus problemas, estar ao seu lado nos momentos de solidão, ser a sua maior alegria e transformar todo o seu ser!
            Talvez se alguém souber disso, possa sair da ponte na qual iria utilizar para seu suicídio. Quem sabe, depois de te ouvir, alguém deixe a seringa ou o cigarro de maconha ou o frasquinho de cocaína. Também pode acontecer que aquele que não tinha mais esperança, alegria, coragem ou motivação, passe a tê-las. Pode ser que, após escutar a “boa nova”, a alguém ame outra pessoa e essa pessoa ame outra e assim sucessivamente, até conseguirmos espalhar o amor do Pai a todo o mundo.
            “Não espere o amanhã, não espera abater, não aguarde esta banda passar. Não espere entender, não espere enxergar, não aguarde a história acabar!” (Antes do Final – Palavrantiga).
            Conte ao mundo sobre Cristo hoje, pois amanhã Jesus poderá ter voltado, mas sem levar algumas pessoas que vivem sobre ele, tudo por nossa causa!
            Como de costume, segue o vídeo com a música “boa nova” do Palavrantiga:





sexta-feira, 12 de julho de 2013

MAUSOLÉUS


            O tema de hoje não é nada digerível! Saiba de antemão que, se estas palavras para você são difíceis, imagine como foi para mim, pois já disse anteriormente que eu só posto aquilo que Deus trata comigo primeiro.
          Será um texto um pouco maior do que os de costume, contudo, tenho certeza de que ele te edificará!
         Vamos lá! Quem nunca ouviu falar do Cemitério do Araçá? Acredito que todos já ouviram dizer que este lugar alberga as mais lindas esculturas, aliás, ele é considerado patrimônio histórico da cidade.
            Não são todas as pessoas que podem ser enterradas lá, uma vez que o local é considerado um “cemitério para ricos”, em decorrência do alto valor que é cobrado para manter um espaço naquele cemitério.
            Eu quero te dizer que nós somos como os sepulcros que existem lá: somos lindos por fora e com formatos impecáveis, representamos alguém ou alguma classe, mas guardamos morte em nosso interior.
            A ilusória calmaria dos cemitérios e a beleza de seus mausoléus escondem o vale de ossos secos desses locais, além disso, o completo império da morte vagueia pelas tumbas solitárias desses lugares.
            Somos, muitas vezes, como diz o ditado “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”, pois tentamos ostentar algo que está distante da realidade!
            Não posso “pregar” para os outros antes de “pregar” para mim. Pois bem, no final de 2013 completarei 15 anos “de igreja”, mas de “encontro com Deus” eu tenho 7 anos. Sendo assim, tive “gradativas conversões” ou “picos de mudança”, porque se eu fosse perfeita não estaria mais nesta terra.
            Deus já tratou muito comigo, porém eu confesso que de um ano para cá Ele tem me estraçalhado, demonstrando o quanto de podridão ainda existe dentro de mim. Apesar disso, não pense que somos diferentes, haja vista que você não é melhor nem pior do que eu! HOJE O MEU PAPEL SERÁ CONFRONTÁ-LO (LA)!
            Nós somos divididos em duas classes: uma de orgulhosos e outra de autocomiseráveis. Desta maneira, ou temos uma soberba exacerbada, achando que somos melhores do que todos, ou uma autopiedade devastadora, pensando que somos sempre “os (as) coitadinhos (as)”.
            Eu me encaixo na primeira classe, sempre fui e, infelizmente, o Pai me mostra que continuo sendo orgulhosa! Deus vai além, porque demonstra que inúmeras vezes agi e ainda ajo com intenções distorcidas, acreditando que todos devem me elogiar, pensando que sou insubstituível e, se não bastasse, sou CHEIA DE INVEJA!!! Todavia, como eu disse, você é assim também!
            Como é difícil ver que as coisas funcionam sem a sua intervenção?! Mais difícil ainda é entender que você não conseguirá mudar as coisas pela sua própria força, porque tudo isso faz parte do tratamento de Deus na sua vida!
            Irmãos, o Pai me mostrou que eu ainda tenho inveja!! Sim, ainda tem um Caim vivo dentro de mim, mesmo eu achando que estava tudo bem! Você também sabe que ver o vizinho prosperar e você não dói, mas isso demonstra que sua nudez está sendo exposta!
            Gente, pedimos tanto a Deus por mudança, porém quando ela vem, quebra todas as nossas estruturas! Para Naamã foi assim, ele teve que tirar suas vestes reais e mostrar a sua doença a todos para poder nadar no rio e ser curado.
            Queremos ser o que não somos e isto nos releva uma crise identidade! Por que tudo das outras pessoas é melhor? Será que trabalhamos para comprar as coisas para nós ou apenas para mostrarmos aos outros o quanto somos prósperos e abençoados? Temos um ministério para servir ao Senhor e aos outros ou para nos orgulharmos de nossa própria capacidade?
            Nós seremos conhecidos pelos nossos frutos. Não dá para aparentar uma laranjeira, se na verdade somos uma oliveira! UMA HORA A CASA CAI, PORQUE OS FRUTOS NOS DENUNCIAM!!!
            O Senhor me mostrou e me mostra também que eu já fiz e ainda faço coisas apenas por costume ou por religião. Hoje eu te pergunto: por que vamos à igreja? Por que dobramos nossos joelhos? Por que cantamos antes de ouvir a palavra? Por que aparentemente fazemos as coisas do Senhor e para Ele, se na grande parte das vezes não sabemos o significado de nada? Onde está a vida, o culto e a adoração a Deus com o coração quebrantado, mas também com toda a nossa racionalidade?
            Somos sepulcros caiados! Quantas vezes nos “divorciamos de Deus”? Fazemos sua obra, vamos à sua casa, contudo, a frustração por ele não ter nos dado ou feito algo é tão grande. Ei, amigo (a), se Deus curar ou não curar, Ele continuará sendo Deus. Se o Senhor der ou não der, Ele continuará sendo Deus. Se o Pai mudar ou não mudar algo ou alguém, Ele continuará sendo Deus. E, como já aconteceu comigo, se o “Oleiro” tirar algo ou alguém de você, Ele continuará sendo Deus!!!
            Como foi e continua sendo doloroso saber que eu ainda sou estressada, orgulhosa, invejosa, inconstante, mesmo andando com Deus. Entretanto, como diz um trecho do livro “Moldado por Deus” do Max Lucado: “é melhor estar no fogo e na bigorna do que estar totalmente esquecido na caixa de ferramentas quebradas”.
            Queridos, muitas vezes somos parecidos discípulos vivendo com Jesus “de qualquer maneira”, mas a diferença é que eles só estavam assim porque ainda não tinham sido impactados, todavia, quando o Espírito Santo desceu sobre eles, ninguém nunca mais foi o mesmo!! Ah, quando o poder de Deus desce sobre a vida de alguém, esta pessoa nunca mais se torna a mesma!! EU QUERO SER ASSIM!!
            Que sejamos sedentos por esta transformação de caráter! Não dá para percorrer o caminho estreito de Cristo se levarmos nossos “sacos de lixo” cheios de lembranças, frustrações, soberba, orgulho, medo, ressentimentos, inveja, lascívia, enfim, NÃO DÁ PARA ENTRAR NO CÉU SEM O CARÁTER DE CRISTO!!!
            Deixemos de ser como a figura da “amada” e do “amado” do livro de Cantares de Salomão (ou Cântico dos Cânticos) 5: 2-8. Aliás, para quem não sabe, ela é a noiva de Cristo (sua igreja, ou seja, nós) e ele é o próprio Cristo, confiram o trecho supracitado:

“Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava acordado. Escutem! O meu amado está batendo.
‘Abra-me a porta, minha irmã, minha querida, minha pomba, minha mulher ideal, pois minha cabeça está encharcada de orvalho, o meu cabelo, da umidade da noite.
Já tirei a túnica; terei que vestir-me de novo?
Já lavei os pés; terei que sujá-los de novo?’
O meu amado pôs a mão por uma abertura da tranca; meu coração começou a palpitar por causa dele.
Levantei-me para abrir-lhe a porta; minhas mãos destilavam mirra, meus dedos vertiam mirra, na maçaneta da tranca.
Eu abri, mas o meu amado se fora; o meu amado já havia partido.”

            Jesus Cristo, nosso “amado”, está pronto para nos buscar no Dia do Arrebatamento, mas nós ainda não! Assim como a amada nós O ouvimos, sentimos seu perfume, nosso coração palpita por Ele, porém demoramos para abrir a porta do nosso coração e deixá-lo tirar toda a sujeira que ainda existe lá!
              Não percamos tempo em consertar nossas vidas para encontrarmos o Rei!!!

          

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O TEU TRABALHO É DESCANSAR EM MIM


             Falaremos sobre “trabalho”, haja vista que a grande maioria de vocês já trabalhou, trabalha ou irá trabalhar (rsrs).
            Para muitos, o trabalho é visto como algo incômodo, estressante, cansativo, chato, dentre outras coisas, portanto, eu gostaria de conversar a respeito de algumas coisas que Deus tem ministrado sobre a minha vida.
            Alguns sabem que eu “teoricamente” estava de férias, mas nos últimos dias tive que resolver certos problemas atinentes à documentação exigida para o meu novo estágio (ainda estou acertando as coisas, por favor, orem!) e, nessa correria, enquanto eu esperava meu pai se trocar para me levar ao centro e resolver estas coisas, sentei na escada da minha casa, olhei para o céu e Deus começou a ministrar em meu coração.
          O Pai dizia em meu íntimo: “filha, a humanidade é assim: vive o ‘hoje’ pensando no ‘amanhã’. As pessoas passam anos e anos de suas vidas esperando o momento em que finalmente vão descansar, seja por causa de um final de semana ou férias ou uma aposentadoria. Elas não percebem que EU SOU o descanso que elas tanto procuram”.
            Escute Deus te dizendo hoje (Mateus 11: 28-30):

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

            Se o descanso que você tanto anseia não é obtido através de leis humanas, principalmente as normas trabalhistas, entenda que tudo isso decorre de um pedido latente de sua alma querendo o alívio que só o único Senhor e Salvador de nossas vidas pode dar.
            Perceba que “a paz não é a ausência de problemas, mas a presença de Deus”, por isso, nada irá te trazer descanso ou paz, a não ser o Deus poderoso! Isto explica seu cansaço exacerbado, mesmo durante suas férias.
            Ademais, existe outra perspectiva do descanso, aquela que é decorrente da confiança de que Cristo fará tudo por você e que Ele moverá céus e terra com o Seu poder! Veja a palavra de salmos 127:2: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sonho” .
            Sempre amei este versículo, pois retrata algo que aflige milhões e milhões de pessoas: a preocupação. Mas, apesar da palavra de Deus ser maravilhosa em qualquer versão, prefiro a tradução deste texto que diz que: “aos seus amados dá enquanto dormem”, uma vez que demonstra que as coisas tão almejadas chegam a nós sem a nossa humana intervenção.
            Amados, nós SEMPRE somos assim: inquietos, descrentes e ansiosos! Existem vezes em que nem conseguimos dormir, pois a nossa mente não consegue se desligar dos problemas e situações, contudo, DEIXE DEUS TRABALHAR!!!
           Queridos, DESCANSAR EM DEUS NÃO É SINÔNIMO DE PREGUIÇA !! Descansar no Pai é confiar que, mesmo diante de todas as condições adversas ao nosso redor, Ele está no controle de tudo! O Senhor sabe de todas as suas inquietações e também conhece seus limites, conforme a palavra de 1 Coríntios 10:13: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
            Suporte o que Deus tem te dado para suportar, porém, se Ele disse que você já fez tudo o que tinha para fazer e que agora o trabalho é dEle, DESCANSE!!
            Bem, como a minha vida é uma “seleção musical” (rs), após escrever este texto, o Pai me fez lembrar de duas músicas: “oh, não temas, sou contigo” (hino hiper antigo) e “o teu trabalho é descansar em mim”. Portanto, vou colocar apenas a letra da primeira, mas vou inserir o vídeo da segunda.
           

Oh, Não Temas, Sou Contigo - Hinos Adventistas

Se a fé por vezes falta,
Quando o Sol não posso ver,
A Jesus eu digo humilde:
Oh, vem meu Piloto ser.
CORO:
"Oh, não temas, sou contigo,
Teu Piloto até o fim!
Não te importes co'o perigo;
Eis a mão, confia em Mim."
Quando a tentação me envolve
E não posso a Cristo ver,
Eis que em meio à tempestade,
Ouço o Salvador dizer:
Quando a alma está ferida
Pelas ondas da aflição,
Volvo o olhar ao meu Piloto,
E este canto escuto então:
Se do mar à praia chego,
Mesmo havendo turbilhão,
Vejo meu Piloto ao lado,
Creio em Sua direção.


            Espero que Deus tenha tratado com vocês, assim como tratou comigo!
           Ei, não esqueça que “o reino de Deus é ganho à força” (Mateus 11: 12)!!! Não desista agora! Não desanime!