“Uma voz clama: ‘No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus’”. (Isaias 40:3)
O texto de hoje, elaborado em 06/09/12, relata uma profecia feita por Isaias em relação a João Batista, sendo que este viria anos depois anunciar o evangelho de Cristo, como consta em Mateus 3:1-3:
Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judeia. Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”. Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’”.
O presságio fazia menção a um homem que faria de tudo para pregar a “boa notícia”, independentemente do preço. De fato, João Batista se utilizou de todos os meios possíveis para espalhar o evangelho, no entanto, seu estilo de vida era um pouco peculiar, como consta no versículo 4 do mesmo capítulo:
As roupas de João eram feitas de pelos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.
Convenhamos, devia ser muito difícil ouvir um homem tão rústico tratar de um assunto tão “novo” e intrigante para a época. João, definitivamente, começou a abalar a estruturas daquele povo, “preparando o caminho” daquele que abalaria o mundo inteiro!
Você deve estar se perguntando: Por que ela está falando deste servo de Deus no dia de hoje? Porque o Senhor me lembrou da loucura que é propagar o evangelho!
Hoje, enquanto eu estava dentro da lotação, entrou um rapaz entregando alguns folhetos de uma casa de recuperação e, enquanto isto, ele falava da transformação de vida que Jesus lhe trouxe. Muitos que recebiam os folhetos nem ligaram para o que ele dizia, mas outros, disfarçadamente, lhe davam um pouco de atenção.
Constantemente vejo pessoas anunciando o evangelho, porém, algumas com aspectos “normais” e outras nem tanto. Mas,o limite de nossa loucura por Deus chega ao ponto de anunciar a sua palavra em uma praça (como a Praça da Sé), ruas, ônibus ou trabalho? Qual é o limite entre a sanidade que a sociedade nos impõe e a loucura que o evangelho nos traz? Até onde vai o nosso amor ao “ide”?
Antigamente, a voz clamava literalmente no deserto, mas hoje, este lugar se caracteriza como sendo o mundo em que vivemos. Nele, encontramos sequidão, vazio, frio, fome, entre outras coisas, por isso devemos anunciar um novo estilo de vida, regar as nações com as águas do Trono, enchê-las com a presença e calor do Espírito, saciando a fome das pessoas com o verdadeiro pão.
Estamos muito confortáveis com a situação em que vivemos, pois bebemos das águas dos rios de Deus, comemos o pão da vida e desfrutamos da presença de Deus, mas e aqueles que ainda não podem desfrutar disto? Por este motivo o Senhor nos diz: “Pregarem o caminho”!
O fim está próximo e as pessoas cada vez mais demonstram a necessidade de salvação, de transformação de vida e de preencherem o vazio que muitas vezes encaminham para a bebida, droga, prostituição ou suicídio.
Está chorando? Prepare o caminho! Está alegre? Prepare o caminho! Está cansado (a)? Prepare o caminho! Está vazio? Prepare o caminho!
Muitas vezes damos a desculpa de que não sabemos como pregar ou não estamos preparados espiritualmente para falar de Cristo para alguém.
Em inúmeras situações eu fiz isso, porém, confesso a vocês que as vezes que o Senhor mais me usou foram aquelas em que eu estava brava com alguém ou mesmo com o próprio Deus. Igualmente, Ele já falou através de mim quando eu estava distante de seus caminhos ou de seu coração ou, ainda, quando estava triste e “vazia” da presença dEle. É estranho dizer isto, mas sem mesmo eu perceber, eu acabava anunciando a palavra do Pai e começava a sentir dentro de mim seu doce Espírito usando a minha vida, mesmo cheia de pecados e defeitos!
Independente do que aconteça, prepare o caminho......... prepare o caminho......... prepare o caminho.........
“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério”.
(2 Timóteo 4:2-5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário