Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O QUE VOCÊ ESTÁ CHEIRANDO?


 “Que a palavra te desfaça, que te afogue em sua graça...” (Os Arrais)

         Imagem forte esta, não é? Esta foi a intenção do Pr. Lucinho Barreto, líder de jovens da Igreja Batista da Lagoinha, quando resolveu tirar esta foto para despertar os jovens e adolescentes (principalmente aqueles que são dependentes químicos). Contudo, não entenda como um desrespeito à palavra de Deus, pois o pastor teve seus motivos e já os justificou perante muita gente, inclusive perante à imprensa que, indignada, “caiu matando” nos noticiários (isso no ano de 2012).
         A palavra na qual se baseou a ideia da foto é esta: ABRO MINHA BOCA E SUSPIRO, ANSIANDO POR TEUS MANDAMENTOS” (Salmos 119:131).
            Esta é a mensagem de hoje: a palavra de Deus! É claro que ela sempre foi o subsídio para as reflexões, todavia, o Pai me impulsionou para reforçar isto. ´
            Querido (a),é a PALAVRA de Deus que irá mudar a sua vida!!! Encontramos incontáveis passagens que afirmam isto:

·         “A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus” (Romanos 10:17);
·         “Como são felizes os que obedecem aos seus mandamentos e de todo o coração o buscam” (Salmos 119:2);
·         Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
(
Salmos 119:9-19)
        
         Viva a palavra, “coma” a palavra, inale a palavra, porque só assim você conhecerá o Deus Todo-poderoso, que é capaz de transformar todo pranto em alegria, toda tormenta em paz, tudo o que está morto e dar vida. Somente assim poderemos proclamar como no livro de Jó 42:2: “Antes de conhecia de ouvir falar, mas agora te vejo com os meus próprios olhos”.
         Meu desejo é que a primeira frase que citei acima aconteça com você, assim como aconteceu comigo: QUE A PALAVRA DE DEUS TE DESFAÇA!!!
         Nós lemos nos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) como somente a palavra de Jesus desfazia a vida sem graça e sofrida das pessoas. Através de palavras como: “veja” (como o cego de Jericó), “levante-se” (como vários paralíticos), “seja sarado” (como inúmeros leprosos), “vá e não peques mais” (como foi com Maria Madalena), pessoas tiveram suas vidas impactadas de modo que, depois disso, nada as impediu de seguir a Cristo.
         Hoje você pode estar sem esperança, sem dinheiro, sem sonhos, sem qualquer expectativa, sem amor, enfim, sem muitas coisas, mas saiba que, seja você “crente” ou não, Deus te diz: “DEIXE QUE MINHA PALAVRA TE DESFAÇA E QUE VOCÊ SE AFOGUE EM MINHA GRAÇA”.
         Pedro, discípulo de Jesus, reconheceu a sua pequenez e exclamou: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna” (João 6:68).
         O Pai nos adverte o seguinte: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (João 14:15). E, mais a frente, no mesmo livro, Deus nos diz: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão (só depois da “condição” do começo do versículo) o que quiserem, e lhes será concedido” (Grifo nosso – João 15: 7).
        
         Que a palavra te desfaça....que a palavra te “quebre”.....que a palavra te desconstrua....que a palavra te transforme....que a palavra te impacte.... que a palavra te refaça....
         Termino com a canção que me “inspirou” a escrever esta reflexão:

17 de Janeiro - André e Thiago Arrais (“Os Arrais)

Eu olhei a tristeza nos olhos
E eu sorri
Mesmo quebrantado pela vida que escolhi
Da janela eu vi cada estação fugir
Como as árvores eu permaneço no mesmo lugar
No outono, no inverno, eu espero primavera chegar
Da estrada eu quis retornar para onde partir
Da distância avistei a alegria e a esperança
Das migalhas que desperdiçamos, faremos jantar
Eu voltaria atrás
Pra tentar me avisar
Que o caminho será escuro
Mas que Cristo é a luz do mundo
Deixe Ele te falar quem você é
Que a palavra te desfaça
Que te afogue em Sua graça
Só a cruz esconderá quem você não é
Eu olhei a tristeza nos olhos
E sorri...


Um comentário: