Translate

sexta-feira, 27 de junho de 2014

NA MÉDIA


 

 

Gustavo tem 25 anos e ainda mora com os pais.

Todos os dias ele acorda às 5 da manhã, toma banho, escova os dentes, toma café e sai para trabalhar.

Rotineiramente ele pega o mesmo ônibus lotado, típico de uma cidade grande, seguido de um trem e de um metrô (igualmente lotados).

Ele trabalha das 9 da manhã até às 18 horas da tarde como auxiliar administrativo em uma empresa de médio porte.

Após um dia de trabalho, ele vai à faculdade. Ele cursa Administração numa instituição conhecida por estar entre o ranking das melhores da cidade, mas, na verdade, nunca passou do 4º lugar nas pesquisas de mercado. Em suas provas, tira notas suficientes para passar de um semestre para o outro.

Gustavo namora há 3 anos com Julia. Eles até pensam em se casar, mas a situação financeira dos dois ainda não permite que isso aconteça.

Ele quer um dia ter um bom emprego, um carro legal, talvez dois filhos e um cachorro, viajar para o exterior...enfim, ser feliz...

Ele tem sonhos e vontades “comuns”.... “na média”...

 

 

Trata-se de uma história fictícia, entretanto, a vida de Gustavo é bem comum, você não acha? Talvez seja muito parecida com a sua e a de grande parte das pessoas que residem numa grande metrópole.

Eu poderia inserir outros dados que complementariam as semelhanças com a minha ou a sua vida, todavia, creio que a “ideia” foi passada, pois Gustavo leva uma vida “comum”...“normal”... “NA MÉDIA”.

Passamos grande parte de nossa existência tentando "vencer na vida" ou pelo menos deixá-la "melhor" do que ela é, contudo, nem sempre logramos êxito nesta empreitada.

Eu sempre associei o “sucesso” de uma vida com o que eu poderia tocar ou presenciar como, por exemplo, se a pessoa tivesse alguns bens ou uma carreira consolidada, diria que ela alcançou um patamar de êxito. No entanto, quando observava a vida “comum” e “pacata” de outros, pensava numa vida fracassada de alguém que tentou, tentou e não chegou a lugar algum. Você pode até me julgar por isso, porém, sei que não sou a primeira que já pensou assim e nem vou ser a última.

Com os últimos acontecimentos, Deus tem me feito refletir sobre o que realmente importa, sobre o que realmente vale a pena e Ele me mostrou o quanto eu estava internamente equivocada (porque a gente pensa neste tipo de coisa, mas não fala para ninguém).

Não duvido que existam pessoas excepcionais, que são mega inteligentes, demasiadamente ricas ou, no mínimo, “sortudas” com tudo na vida, mas a maioria de nós vai passar sua existência levando uma vida comum e mediana aqui nesta terra.

Meu discurso não é para você ser um perdedor ou deixar de correr atrás de seus sonhos, pelo contrário, assim como eu tenho MILHARES de sonhos que pretendo realizar, sei que você também tem! O que quero que você entenda é que às vezes a gente corre atrás de objetivos que vão nos trazer maior bem-estar, contudo, não são aqueles que realmente importam.

Nos últimos tempos tenho passado MUIIIIITO tempo nos hospitais, por conta da internação dos meus avós e, por isso, tive bastante contato com vários tipos de pessoas e de doenças. Vi alguns terem alta... vi outros piorando e voltando ao centro cirúrgico... também vi gente morrendo...e o que vale nessa vida? Levamos os “troféus” de uma vida “socialmente bem-sucedida” ou apenas as lembranças do que vivemos?

Quero chamar sua atenção para o fato de que corremos atrás de coisas que TALVEZ nos deixem felizes, enquanto a felicidade bate em nossa porta todas as manhãs em forma de um belo dia. A felicidade é semelhante à velha história de parar que correr atrás da borboleta, mas deixar que ela pouse sobre seu ombro.

Eu desejo SIM que você seja muito próspero (a) em tudo o que fizer, mas, acima de tudo, aproveite os detalhes desta vida que Deus te concede para viver hoje!

Deposite seus sonhos no altar de Deus e deixe que Ele guie a sua vida, certamente você será “mais do que vencedor por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37). O Senhor te mostrará um “padrão de sucesso” melhor do que o imposto por esta sociedade, haja vista que Ele te ensinará a aproveitar esta vida da melhor forma!

“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você” (Salmos 32:8)

 

“O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações” (Salmos 33:10-11)

 

Deus sabe o que faz, apenas confie! :D
 
Fiquem com uma das minhas músicas preferidas: "Mais" - Os Arrais


 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

MUITA CALMA NESSA ALMA 2



         Boooom diaaaa pessoal!! Hoje teremos uma “publicação bônus” hehehe.
         Como hoje, além da abertura da copa, é dia dos namorados, vou republicar meu POST PREDILETO (sim, é o meu “top 1” rsrs), com o escopo de abençoar os solteiros e solteiras de plantão.
         Este post foi publicado em 27/09/13, mas cada vez que o releio, NOSSA, Deus fala comigo tremendamente!!! Espero que vocês também curtam!
           

“NANCY É SOLTEIRA. QUERENTA ANOS E TANTO E SOLTEIRA. As amigas conversam sobre fraldas e escola, sobre as esquisitices dos maridos e as curiosidades da vida em família. Ela só ouve e sorri.
Ela é solteira. Quarenta anos e tanto e solteira. As amigas guiam minivans. Colegas da escola de Ensino Médio têm filhos se preparando para a faculdade. Nancy guia um pequeno carro, faz a maioria das refeições sozinha e fica sem jeito em chás de bebê.
Ela é solteira. As pessoas perguntam-se por quê. Elas nunca perguntam de fato, mas o olhar delas deixa transparecer a pergunta. ‘Você não é casada?’, essa é a pergunta. Por que não? É o pensamento. Tem alguma coisa errada? Algum inconveniente? Algo anormal?
Servir em uma equipe da igreja exacerba o contraste. Ela aquiesce submissamente com a cabeça quando os membros da igreja contam histórias das férias em família e as aventuras do descanso do casal. Ela passou o último Natal com os pais, depois foi sozinha para casa. Ela gosta de viajar, mas é difícil conseguir companheiras de viagem. Como ela pode amar a família da igreja se eles têm o que ela quer?”.

(Amor Acima de Tudo – Max Lucado)

Olá queridos (as), graça e paz a todos! A mensagem de hoje será direcionada aos solteiros (as) de plantão, pois o Senhor me mostrou a necessidade de falarmos sobre o “tempo de espera” e sobre ter calma (ou paz) na alma, mesmo que você esteja vivendo um turbilhão de emoções decorrentes da “solteirice”.
Nos últimos tempos muitos me procuraram e outros eu fiquei sabendo dos apuros que têm passado por conta desse “tempo de espera” de Deus, seja porque estão esperando a “pessoa certa”ou seja porque estão analisando se o namorado (a) ou noivo (a) é a “terra prometida” preparada por Deus para ser um futuro cônjuge.
Primeiramente, saiba que a pessoa que vos fala está no mesmo barco que você, pois se encontra solteira atualmente (rsrsr), então, tenho propriedade para falar do assunto.
A vida de solteiro (a) não é fácil, uma vez que existe uma pressão psicológica da sociedade como um todo para não te ver “sozinho (a)”, nisto se incluem a família, amigos, colegas e até aquela pessoa desconhecida para você, mas que te julga por não “ter alguém”. A sociedade impõe seus ditames de maneira não veemente, que até parece que estar solteiro é um crime ou uma anomalia. Não, você não é um criminoso, nem uma pessoa com 6 braços (hahaha), apenas não chegou o momento oportuno de você conhecer alguém que te acompanhará pela vida inteira.
A “solteirice” é democrática, pois atinge todos os níveis sociais, todas as cores e raças, além de alcançar não somente os que não frequentam uma igreja, mas principalmente aqueles que frequentam uma.
Vemos na palavra de Deus no livro de Eclesiastes 3:1 que “para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito no céu” (meu versículo favorito), por isso, você tentar adiantar ou atrasar algo, não resolverá o problema.
Se agora é o tempo de você ficar “sozinho (a)”, relaxe e curta este momento! Não queira ultrapassar nenhuma fase da sua vida, porque cada vez que tentamos agilizar esses processo de “espera”, acabamos por complicar a situação e, muitas vezes, postergar o tempo certo.
Uma das coisas que Deus tem tratado e falado muito comigo através de pregações é que “não devemos procurar a pessoa certa, mas se tornar a pessoa certa”. Ora, nós pedimos alguém como uma espécie de “presente”, contudo, “como você quer ‘ganhar’ uma pessoa como forma de presente se você não é um? Deus não dá presente de grego, assim, ele não vai ‘dar’ você a alguém e vice-versa se um não for abençoar o outro”.
Se tornar a pessoa “certa” é tão difícil quanto achar uma (hehe). É necessário se desprender desse dilema da “solteirice”, que enxerga óbice para tudo ou fica triste por tudo, só pelo fato de não namorar ou estar noivo (a) de alguém. Pare de choramingar pelos cantos e veja Aquele que não te abandona em hipótese alguma, aliás, foi ele mesmo quem disse nos Salmos 27: 10: “ainda que me abandonem pais e mãe, o Senhor me acolherá”.
Muito dizem: “Ah, ninguém me ama, pois eu sou muito feio (a), assim, ninguém vai querer alguém desse jeito”. Entretanto, NUNCA esqueça de que “Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho unigênito, para que todos aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Além disso, quando o Pai nos criou Ele disse: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Genesis 1: 26).
Ninguém quer ficar “sozinho”, porém, sinto lhe dizer que pode ser que você fique “sem ninguém” durante um, sete, quinze, trinta anos ou nunca se case, todavia, Deus continuará sendo Deus em sua vida!
O segredo é você entregar exatamente tudo a Ele: emoções, sonhos, planos, expectativas, frustrações, insegurança, feridas, solidão, rejeição, traição, enfim, tudo o que você já passou e tudo o que pretende ser ou fazer no futuro.
Certa vez ouvi uma pregação que falava do capítulo 4: 1 do livro de Isaías e fique chocada, pois dizia assim: “naquele dia sete mulheres agarrarão um homem e lhe dirão: ‘Nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas, APENAS CASE-SE CONOSCO E LIVRE-NOS DA VERGONHA DE SERMOS SOLTEIRAS”.
Imaginem o desespero dessas mulheres, a ponto de “tomarem a frente” da situação para não ficarem sozinhas. Quantos solteiros e solteiras viverem, vivem ou, infelizmente, viverão assim? Essas pessoas fazem de tudo para tentar preencher o vazio que sentem pela falta de Deus, com alguma pessoa  qualquer(falha, pecadora e cheia de defeitos como você).
Gente, Deus é tão bom que se você pedir, Ele poderá te mostrar o seu “tempo de espera” e, vou além, poderá mostrar até mesmo qual a sua “terra prometida”. No entanto, você precisa estar disposto a largar tudo por Ele e não deixar que nada ocupe o seu coração, seus pensamentos e sentimento do que o Senhor Jesus.
Quando chegarmos ao ponto de dizer, do fundo do coração, “Pai, estou cansado (a) de fazer as coisas com minhas próprias forças, por isso, peço que o Senhor me diga de uma vez por todas se existe “alguém” para mim ou se irei ficar sozinho (a). Independente de qualquer coisa, eu quero a Tua vontade, ainda que esta seja a de não me casar. Poderei chorar muito por causa disso, mas será melhor do que seguir o caminho contrário ao Teu querer”.
Ah queridos, quando fazemos uma oração dessas, chorando aos pés do Pai e pedindo que Ele nos responda e que a Sua vontade seja feita, pode ter certeza que a resposta para a sua pergunta chegará bem rápido, pois “um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmos 51:17).
Bem, é isso: orar, pedir a Deus uma resposta e esperar nas promessas do Pai. Até agora tem funcionado comigo e esta paz que sinto não há dinheiro que compre. Deus tem me surpreendido a cada dia com a sua fidelidade, inclusive na área sentimental, então, não desista, quem sabe a “bênção” esteja mais perto de você do que você imagina!

Termino com o versículo que tem regido a minha vida, PRINCIPALMENTE na área sentimental: “buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6: 33).

Então galera, segurem o coração e “muita calma nessa alma” hehe.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

O 1° LUGAR


Ola amados a paz seja com todos! Hoje gostaria de escrever algo para nos alertar, algo que nos desperte, algo que faça a cada um de nós refletir. Vem ai um dos maiores eventos do mundo, em que, por mais de um mês só se comentará sobre ela: a COPA DO MUNDO. É nesse momento que temos que tomar cuidado para não deixarmos de lado nossa comunhão com JESUS.
Temos que tomar cuidado pra não deixar que as coisas do mundo esfriem a nossa fé ou tirem o nosso foco: JESUS. O próprio apóstolo João nos alerta sobre o primeiro amor em  Apocalipse 2:15 dizendo: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas".
Jesus avisa que tem algo contra nós: "deixaste o teu primeiro amor". Deus é o primeiro amor de nossas vidas, porém, parece que na vivência do dia a dia, perdemos essa pai­xão e esfriamos espiritualmente. Você lembra quando recebeu a Cristo como seu salvador? Não havia um amor por ELE e um desejo de falar para todo mundo que ELE salva e abençoa a vida? Como está esse amor, hoje, em seu coração?
Cristo está falando com uma Igreja que tinha excelentes qualidades: trabalhava muito, perseverava e tinha uma boa doutrina, mas Jesus exorta: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, bre­vemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Ap. 2:5).
É importante lembrar o que levou a esfriar a nossa vida espiritual e tirou a nossa paixão pelos perdidos. Ao identificar o fato, devemos nos arrepender e vol­tar a praticar as obras do começo de nossa vida cristã, pois vivemos em uma época de muito ativismo nas Igrejas, muitos progra­mas,  muita tecnologia, mas pouco fruto espiritual.
Irmãos (ãs), é tempo de voltar ao primeiro amor, às primeiras obras e pedir a Deus um grande avivamento espiritual que nos leve a servi-Lo de todo nosso coração, tendo o Senhor Jesus Cristo como Senhor absoluto de nossas vidas e entendendo que estamos neste mundo para ganhar almas para ELE.
A exortação de Jesus Cristo é para nos arrependermos. Isso indica que devemos fazer meia volta e nos dirigir aos primeiros mandamentos da nossa vida com ELE. Você está arrependido? Há ainda insensibilidade em sua vida? Há frieza espiritual?   Peça a Jesus que injete em sua vida este primeiro amor. Peça a Deus que tire a frieza espiritual do seu coração e coloque o fogo do Espírito Santo e muito amor por ELE e sua obra. 
                                   DEUS ABENÇOE!!

TEXTO: VANDERLEI OLIVEIRA



sexta-feira, 6 de junho de 2014

ESTAMOS EM GREVE!




            Quem tentou pegar o metrô ontem em alguns lugares se deparou com esta frase: “Estamos em greve”. Tenho certeza que você deve ter ficado “chateado (a)” com a situação (rsrs).
            A greve, juridicamente falando, é um direito dos trabalhadores. Desde que não extrapolem os limites legais, a “paralisação” é um meio eficaz de conseguir mudanças, diante da inércia dos empregadores. Mas, e quando a greve é com Deus? Sim, falo da nossa “greve” para o Senhor.
            Nós, assim como os trabalhadores de alguma categoria, exigimos de Deus mudanças e, quando elas não vêm, resolvemos cruzar os braços e parar de trabalhar para o Senhor, ou cometemos a atitude mais comum, que é deixar de falar com Deus, porque Ele não fez o que queríamos.
            Esta “paralisação”, na maioria das vezes, não é intencional, porém é consequência de um coração entristecido com seu Criador, pois se demonstrou que a vontade de Deus e a do homem praticamente SEMPRE divergem.
            Como é difícil esta situação, uma vez que não podemos negociar com o Senhor, assim como os trabalhadores fazem durante as greves. Pelo contrário, somos convidados a aceitar a vontade do Pai, pois Ele, indiscutivelmente, sabe o que faz.
            Talvez você, da mesma forma como eu, estava ou está em “greve” com Deus, porque, mesmo tendo feito tudo certo, aparentemente no tempo certo e sentindo que o Senhor “estava naquele negócio”, aquilo que você planejou não deu aconteceu ou, se aconteceu, não foi do jeito que você imaginou. Infelizmente, eu não tenho a resposta exata sobre isso, mas tenho um conselho: acabe com esta greve, porque quem sai perdendo é você!
            Amigos (as), a vida com Deus nunca foi, não é e nunca será fácil, afinal, Ele mesmo disse: “se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome DIARIAMENTE a sua cruz e siga-me (Lucas 9:23). Paulo ratifica esta verdade em 2 Corintios 4: 8-12:
“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Cristo, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. POIS, NÓS QUE ESTAMOS VIVOS, SOMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR A JESUS, PARA QUE A SUA VIDA TAMBÉM SE MANIFESTE EM NOSSO CORPO MORTAL. De modo que em nós atua a morte, mas em vocês a vida”.
            O Pai é a nossa fonte de vida e não podemos deixar de beber desta Água genuína, afinal, “se vocês não comerem a carne do filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos” (João 6:53). Claro que Cristo não estava falando da literalidade das palavras “carne” e “sangue”, mas da comunhão com Ele, a ponto de escolher passar por TUDO o que ele passou.
            Sabemos que o Evangelho é difícil de ser seguido, entretanto, quando você se encontra com Aquele que impacta a sua vida de um jeito que você nunca mais se torna o mesmo, não há como ficar em “greve” por motivos carnais e egoístas. Quem perde em não estar na presença  dEle ou falar com Ele sou eu e é você, porque o Senhor continuará sendo Soberano sobre tudo.
            Na época de Jesus não foi diferente e muitos deixaram de segui-lo. Neste sentido, me lembro de uma passagem muito marcante, descrita no livro de João 6:60-68:
“Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: ‘Dura é esta palavra. Quem pode suportá-la?’. Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: ‘isso os escandaliza? Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
Contudo, há alguns de vocês que não creem’. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. E prosseguiu: ‘É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai’.
Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram e deixaram de segui-lo.
Jesus perguntou aos Doze: ‘Vocês também não querem ir?’
Simão Pedro lhe respondeu: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna’”.
            Estes foram os discípulos que entraram em “greve”, porque Jesus não dizia ou fazia o que ele queriam. Hoje eu te pergunto: quem é você? Que atitude você vai tomar diante da sua insatisfação com seu Deus? Vai deixar de segui-lo ou declarar que só o Pai tem palavras de vida eterna?
            Queridos (as), esta palavra veio à mim primeiro. A martelada foi dada primeiro em mim!
            Cessei a “greve”, porque eu não aguento viver longe destas Palavras que me trazem vida, esperança, consolo, direção, saúde e salvação! Faça o mesmo hoje! Deixe o orgulho de lado e se renda à presença do Pai. Sacie sua fome e sede dEle e se submeta aos planos do Senhor, porque, com certeza, ela sabe o “porquê”  e o “quando” de tudo! ;)

            

quarta-feira, 4 de junho de 2014

DESERTO: LUGAR SÓ DE PASSAGEM!



            Queridos e queridas, fazia tempo que eu não passava por aqui, não é mesmo? Mas, tenho certeza de que agora as publicações deixarão de ser esporádicas, para serem semanais (hehehe).
            O texto de hoje é do Vanderlei Oliveira. Este texto estava “guardado” desde abril, porém, tenho a indescritível convicção de que hoje foi o dia escolhido para que ele fosse publicado. Bem, espero que Deus fale com vocês, assim como falou comigo!

            “Oi amados, hoje gostaria de compartilhar com vocês os momentos mais difíceis na vida do cristão: a passagem pelos desertos da vida.
            Quantas vezes você já se deparou com situações que o fizeram pensar em desistir de tudo ou parar de caminhar, ou seja, se esconder em uma caverna? Por isso vamos conhecer um pouco mais da vida do profeta Elias, um homem cheio do poder de DEUS, homem ousado, mas que também teve um momento de deserto em sua vida.
            Vemos que, na sua caminhada com Deus, Elias deparou-se com o desânimo, logo após ter enfrentado os profetas de baal (cap 18 de 1Reis), oportunidade em que desagradou até mesmo a rainha Jezabel.
            Elias foi ameaçado de morte e, com muito medo, fugiu caminhando pelo deserto, ocasião em que ele avaliou sua situação e ficou deprimido e desanimado. Assim, já cansado, sentou-se debaixo de um arbusto e clamou: ‘‘JÁ TIVE O BASTANTE SENHOR, TIRA A MINHA VIDA’’. Ora, soa até estranho essa frase de Elias, pois ele acabara de derrotar 450 profetas de baal e, agora, com medo de ser morto, foge???
            Na nossa vida não é diferente, porque, quantas situações passamos e, assim como Elias, pensamos em desistir de tudo? A palavra de DEUS em Tiago 5.17 diz que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, logo, sua atitude não foi completamente diferente das nossas.
            Pela experiência de ELIAS vemos que pessoas que lidam com situações parecidas como essas se sentem como se estivessem dentro de um buraco frio e solitário, onde não se pode ver nada. Da mesma forma como a maioria das pessoas, ELIAS não conseguia ver adiante, porque o desânimo cega, tira a visão de futuro e esperança.
            Consciente de sua condição, Elias ora, encara a dor e busca DEUS para ser tratado lá. Ele fica parado por um momento, descansa, se recupera e, só então o Senhor lhe envia um anjo para que o alimentasse e levasse a seguinte palavra: “EI ELIAS LEVANTE-SE! VOCÊ AINDA TEM MUITO PARA VIVER’’.
            As palavras o confortaram e o animaram. Isso foi o suficiente para que ele pudesse continuar e, convencido, percebesse que desistir não é a melhor opção, fazendo-o retornar ao caminho que havia deixado para trás.
            Se você está numa situação como a de Elias, quando prosseguir parece não ter sentido, ore a Deus para que Ele alimente sua alma com sua palavra e olhe para o alto, pois, quando se está num buraco escuro e parece que não há outra saída, saiba que é do alto que vem nosso socorro.
            Talvez você queira desistir, mas, antes, ouça a voz do Senhor, como se Ele dissesse: “levante-se filho querido, ainda há muito o que viver! Eu amo você e cuido para que dê tudo certo. Não se preocupe,eu animo você, pois estou e sempre estarei com você!!!”

            Se você não quer mais caminhar, busque novas forças no SENHOR, pois Ele mesmo prometeu para nós: “eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).


Texto: Vanderlei Oliveira”