Olá pessoal, graça e paz a todos! Tive muitos problemas com a internet de casa, sendo este o motivo pelo qual estou postando somente agora!
Bem, o texto de hoje retrata o marco ocorrido na vida de Zaqueu, conforme descrito no capítulo 19: 1-10 do livro de Lucas, vejamos:
“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.
Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: ‘Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje’. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
Todo o povo viu isso e começou a se queixar: ‘Ele se hospedeu na casa de um pecador’.
Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: ‘Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais’.
Jesus lhe disse: ‘Houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o filho do homem veio buscar o que estava perdido’”.
Deus me mostrou esta passagem na quarta-feira, enquanto participava de um momento de oração com alguns irmãos. Inicialmente eu fiquei confusa sobre o que exatamente eu deveria falar (porque dá para retirar vários ensinamentos dela), mas aos poucos o Senhor me deu o discernimento.
A reflexão de hoje será subdividida em quatro passos necessários para que se possa ver o Senhor, isto tudo sob o prisma da passagem bíblica do livro de Lucas.
1º Passo – você deve querer saber quem é Jesus.
Para ver o Senhor e conhecê-lo cada dia mais, será imprescindível ter um desespero por Deus dentro de você, de modo que, enquanto não O encontrá-lo e vê-lo face a face, a sua alma não ficará satisfeita. Isso envolve ser “louco” pelo Pai, assim como Zaqueu que, tendo tudo o que aparentemente lhe era necessário, sentia que ainda faltava algo. Ele só foi preenchido quando viu Jesus passar.
2º Passo – você deve usar todos os meios para por ver o Senhor.
Zaqueu, embora muito rico e conhecido pelo povo, era de pequena estatura, por isso, ainda que Jesus passasse, ele não O veria, por causa da multidão a sua frente. Não obstante, ele decidiu fazer o que era possível naquele momento para ver o mestre: subiu em uma figueira.
Este homem se sacrificou subindo naquela árvore. Sabemos que, depois do sacrifício de Jesus, temos livre acesso à presença do Pai, contudo, precisamos sacrificar a nossa carne todos os dias, pois “sem santidade, ninguém verá a Deus”. Desta forma, hoje podemos ver o Senhor com os olhos da fé, mas um dia O veremos face a face, por isso, devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para estar com o Senhor hoje e eternamente.
3º Passo – Você deve descer.
A pedido de Jesus, Zaqueu teve que descer depressa para se aproximar dele e vê-lo de perto. Hoje o Pai nos convida a descer do palco orgulho, da religiosidade e da “independência” de Deus. Ora, assim como a palavra diz: “Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não endureça o coração”, se o Pai falou, obedeça.
Não perca mais tempo. Desça depressa e veja o Autor e Consumador da sua fé! Afinal, “um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmos 51: 17).
Despoje-se de tudo o que te distancia do Pai. Queira a sua companhia. Queira o seu rosto ao invés de suas mãos!
4º Passo – você deve entregar todos os seus tesouros.
A palavra de Deus nos demonstra no livro de Mateus 6: 21 que, “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
Tudo o que você tem muito cuidado e zelo, tudo o que lhe custa largar, tudo o que preenche grande parte de seus pensamentos e desejos são o que chamamos de “tesouros”.
No caso de Zaqueu, a sua riqueza e fama provavelmente eram seus maiores tesouros, todavia, ele decidiu entregar tudo o que tinha aos pobres, em sinal de desapego a estas coisas.
Este é um aspecto interessante, porque pouco antes desta passagem, podemos observar no capítulo 18: 18-29 o encontro de Jesus com o jovem rico. Quando indagado pelo Mestre sobre o cumprimento dos mandamentos ele mesmo disse: “a tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, entretanto, Jesus conhecendo seu coração retrucou dizendo: “falta-lhe uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”. O jovem, definitivamente, não estava preparado para entregar seus tesouros ao Senhor como fez Zaqueu.
Eu lhe pergunto: E você? Quer ver e conhecer ao Senhor? Está disposto (a) a seguir os mesmos passos de Zaqueu?
Seja a resposta que for, saiba que tudo exige sacrifícios, porém, a recompensa será a chegada da salvação em sua casa (alma e família), bem como a residência de Deus em seu coração.