Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MUITA CALMA NESSA ALMA!


“NANCY É SOLTEIRA. QUERENTA ANOS E TANTO E SOLTEIRA. As amigas conversam sobre fraldas e escola, sobre as esquisitices dos maridos e as curiosidades da vida em família. Ela só ouve e sorri.
Ela é solteira. Quarenta anos e tanto e solteira. As amigas guiam minivans. Colegas da escola de Ensino Médio têm filhos se preparando para a faculdade. Nancy guia um pequeno carro, faz a maioria das refeições sozinha e fica sem jeito em chás de bebê.
Ela é solteira. As pessoas perguntam-se por quê. Elas nunca perguntam de fato, mas o olhar delas deixa transparecer a pergunta. ‘Você não é casada?’, essa é a pergunta. Por que não? É o pensamento. Tem alguma coisa errada? Algum inconveniente? Algo anormal?
Servir em uma equipe da igreja exacerba o contraste. Ela aquiesce submissamente com a cabeça quando os membros da igreja contam histórias das férias em família e as aventuras do descanso do casal. Ela passou o último Natal com os pais, depois foi sozinha para casa. Ela gosta de viajar, mas é difícil conseguir companheiras de viagem. Como ela pode amar a família da igreja se eles têm o que ela quer?”.

(Amor Acima de Tudo – Max Lucado)
Olá queridos (as), graça e paz a todos! A mensagem de hoje será direcionada aos solteiros (as) de plantão, pois o Senhor me mostrou a necessidade de falarmos sobre o “tempo de espera” e sobre ter calma (ou paz) na alma, mesmo que você esteja vivendo um turbilhão de emoções decorrentes da “solteirice”.
Nos últimos tempos muitos me procuraram e outros eu fiquei sabendo dos apuros que têm passado por conta desse “tempo de espera” de Deus, seja porque estão esperando a “pessoa certa”ou seja porque estão analisando se o namorado (a) ou noivo (a) é a “terra prometida” preparada por Deus para ser um futuro cônjuge.
Primeiramente, saiba que a pessoa que vos fala está no mesmo barco que você, pois se encontra solteira atualmente (rsrsr), então, tenho propriedade para falar do assunto.
A vida de solteiro (a) não é fácil, uma vez que existe uma pressão psicológica da sociedade como um todo para não te ver “sozinho (a)”, nisto se incluem a família, amigos, colegas e até aquela pessoa desconhecida para você, mas que te julga por não “ter alguém”. A sociedade impõe seus ditames de maneira não veemente, que até parece que estar solteiro é um crime ou uma anomalia. Não, você não é um criminoso, nem uma pessoa com 6 braços (hahaha), apenas não chegou o momento oportuno de você conhecer alguém que te acompanhará pela vida inteira.
A “solteirice” é democrática, pois atinge todos os níveis sociais, todas as cores e raças, além de alcançar não somente os que não frequentam uma igreja, mas principalmente aqueles que frequentam uma.
Vemos na palavra de Deus no livro de Eclesiastes 3:1 que “para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito no céu” (meu versículo favorito), por isso, você tentar adiantar ou atrasar algo, não resolverá o problema.
Se agora é o tempo de você ficar “sozinho (a)”, relaxe e curta este momento! Não queira ultrapassar nenhuma fase da sua vida, porque cada vez que tentamos agilizar esses processo de “espera”, acabamos por complicar a situação e, muitas vezes, postergar o tempo certo.
Uma das coisas que Deus tem tratado e falado muito comigo através de pregações é que “não devemos procurar a pessoa certa, mas se tornar a pessoa certa”. Ora, nós pedimos alguém como uma espécie de “presente”, contudo, “como você quer ‘ganhar’ uma pessoa como forma de presente se você não é um? Deus não dá presente de grego, assim, ele não vai ‘dar’ você a alguém e vice-versa se um não for abençoar o outro”.
Se tornar a pessoa “certa” é tão difícil quanto achar uma (hehe). É necessário se desprender desse dilema da “solteirice”, que enxerga óbice para tudo ou fica triste por tudo, só pelo fato de não namorar ou estar noivo (a) de alguém. Pare de choramingar pelos cantos e veja Aquele que não te abandona em hipótese alguma, aliás, foi ele mesmo quem disse nos Salmos 27: 10: “ainda que me abandonem pais e mãe, o Senhor me acolherá”.
Muito dizem: “Ah, ninguém me ama, pois eu sou muito feio (a), assim, ninguém vai querer alguém desse jeito”. Entretanto, NUNCA esqueça de que “Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho unigênito, para que todos aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Além disso, quando o Pai nos criou Ele disse: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Genesis 1: 26).
Ninguém quer ficar “sozinho”, porém, sinto lhe dizer que pode ser que você fique “sem ninguém” durante um, sete, quinze, trinta anos ou nunca se case, todavia, Deus continuará sendo Deus em sua vida!
O segredo é você entregar exatamente tudo a Ele: emoções, sonhos, planos, expectativas, frustrações, insegurança, feridas, solidão, rejeição, traição, enfim, tudo o que você já passou e tudo o que pretende ser ou fazer no futuro.
Certa vez ouvi uma pregação que falava do capítulo 4: 1 do livro de Isaías e fique chocada, pois dizia assim: “naquele dia sete mulheres agarrarão um homem e lhe dirão: ‘Nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas, APENAS CASE-SE CONOSCO E LIVRE-NOS DA VERCONHA DE SERMOS SOLTEIRAS”.
Imaginem o desespero dessas mulheres, a ponto de “tomarem a frente” da situação para não ficarem sozinhas. Quantos solteiros e solteiras viverem, vivem ou, infelizmente, viverão assim? Essas pessoas fazem de tudo para tentar preencher o vazio que sentem pela falta de Deus, com alguma pessoa  qualquer(falha, pecadora e cheia de defeitos como você).
Gente, Deus é tão bom que se você pedir, Ele poderá te mostrar o seu “tempo de espera” e, vou além, poderá mostrar até mesmo qual a sua “terra prometida”. No entanto, você precisa estar disposto a largar tudo por Ele e não deixar que nada ocupe o seu coração, seus pensamentos e sentimento do que o Senhor Jesus.
Quando chegarmos ao ponto de dizer, do fundo do coração, “Pai, estou cansado (a) de fazer as coisas com minhas próprias forças, por isso, peço que o Senhor me diga de uma vez por todas se existe “alguém” para mim ou se irei ficar sozinho (a). Independente de qualquer coisa, eu quero a Tua vontade, ainda que esta seja a de não me casar. Poderei chorar muito por causa disso, mas será melhor do que seguir o caminho contrário ao Teu querer”.
Ah queridos, quando fazemos uma oração dessas, chorando aos pés do Pai e pedindo que Ele nos responda e que a Sua vontade seja feita, pode ter certeza que a resposta para a sua pergunta chegará bem rápido, pois “um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmos 51:17).
Bem, é isso: orar, pedir a Deus uma resposta e esperar nas promessas do Pai. Até agora tem funcionado comigo e esta paz que sinto não há dinheiro que compre. Deus tem me surpreendido a cada dia com a sua fidelidade, inclusive na área sentimental, então, não desista, quem sabe a “bênção” esteja mais perto de você do que você imagina!

Termino com o versículo que tem regido a minha vida, PRINCIPALMENTE na área sentimental: “buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6: 33).

Então galera, segurem o coração e “muita calma nessa alma” hehe.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TODOS PRECISAM SABER E VOCÊ PRECISA FALAR...


            Nesta semana minha amiga comentou sobre uma estratégia missionária que ela e o pessoal de sua igreja fizeram para evangelização nas ruas. Os membros da igreja colocaram uma camiseta com os seguintes dizeres: “Todos precisam saber e você precisa falar...”. Eu achei sensacional a ideia e refleti por muito tempo em relação a esta frase, até que senti que era para escrever sobre isto e publicar no blog. Então, vamos lá!
TODOS PRECISAM SABER E VOCÊ PRECISA FALAR...
1- ...que existe um Deus....
“(...) pois o que  de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus se manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divida, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas (...) (Romanos 1: 19-20).
2- ...que este Deus te ama...
“(...) tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13:1).
3- ...que mandou o seu único filho para morrer por você...
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
“E houve trevas sobre toda  a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: ‘Eloí, Eloí, Iamá sabacâni?’, que significa ‘Meu Deus! Meu Deus! Porque me abandonaste?’ (...) Um deles correu, embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber. E disse: ‘Deixem-no. Vejamos se Elias vem tirá-lo daí’. Mas Jesus, com um alto brado expirou [morreu]” (Marcos 15: 33-37).
4- ...que este filho ressuscitou...
“O anjo disse às mulheres: ‘Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito’” (Mateus 28:5-6).
5- ...que existe um céu...
“Assim diz o Senhor: ‘O céu é o meu trono e a terra, o estrado dos meus pés” (Isaías 66:1 “a”).
“Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é trono de Deus (...)” (Mateus 5: 34).
6- ...que você pode morar lá...
“Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.” (João 14: 2)
7- ...que não haverá choro, dor ou tristeza...
“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (Apocalípse 21: 3-4).

TODOS PRECISAM SABER E VOCÊ PRECISA FALAR...
8- ...que ser cristão não é fácil...
“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele” (Mateus 11:12)
9- ...todos pecaram...
“(...) pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3: 23).
10- ...que o Espírito Santo sente ciúme de você...
“Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que el fez habitar em nós tem forte ciúmes [ou, em outras traduções: ‘anseia por nós até o ciúme’]” (Tiago 4: 5).
11- ...que sem santidade ninguém verá a Deus...
“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
12- ...que um dos maiores mandamentos é o amor...
“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1Coríntios  13: 13).
13- ...que mais vale a misericórdia do que os sacrifícios...
“Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos” (Oseias 6:6).
14- ...que Jesus chorou...
“Ao ver chorando Maria e os judeus que acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. ‘Onde o colocaram?’, perguntou ele. ‘Vem e vê, Senhor’, responderam eles. Jesus chorou”. (João 11: 33-35).
15- ...que depois do batismo com o Espírito Santo, os discípulos jamais foram os mesmos...
 “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8)
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2: 4)
Ps.: Vale a pena ler o livro de Atos completamente!!
16- ...que só Jesus é o caminho
“Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser pó mim”. (João 14: 6)
17- ... que nem todo mundo é filho de Deus...
“Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam, ao que creram em seu nome, deu0lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1: 10).
18- ... que nem todos herdarão o Reino dos céus...
“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja e embriaguez e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5: 19-21)
19- ... que tudo tem um tempo e um propósito...
 “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).
20- ...você não nasceu por um acaso...
“‘Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações’” (Jeremias 1: 5).
21- ...que aquele que beber da água da vida nunca mais terá sede...
“Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. (João 4: 13).
22- ...que somos embaixadores do evangelho...
“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio” (2 Coríntios 5:20).
23- ... que Cristo voltará ( e temos que anunciar isto ao mundo)...
“Porque assim como um relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem” (Mateus 24: 27).
Ps.: Vale a pena ler todo o capítulo 24.
24- ...que o coração é enganoso...
“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17: 9).
25- ...que em Deus você encontra paz...
“Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá.” (João 14: 27).
26- ...que em Deus você pode deixar e dormir tranquilamente...
“Eu me deito, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém” (Salmos 3:5)
“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor,me fazes viver em segurança” (Salmos 4:8).
27- ...os olhos são candeia do corpo...
“Os olhos são a candeia do corpo” (Mateus 6:22).
28-...que você precisa perder para ganhar...
“‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á’” (Mateus 16: 24-25).
29- ...que tudo o que vocês ligarem na terra será ligado no céu...
“Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligarem na terra, terá sido desligado no céu” (Mateus 18:18).
30- ...que há festa no céu quando um pecador de arrepende...
“”Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15: 10).
31- ...que o amor, misericórdia e a graça são tão abundantes e estão á sua disposição, logo, eu não poderia deixar de falar!
“(...) nem qualquer criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 39).
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis” (Lamentações 3: 22).
“(...) onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20).

TODOS PRECISAM SABER E VOCÊ PRECISA FALAR.........

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

VOCÊ ESTÁ PRONTO (A) PARA VIRAR UM ALGODÃO?


            Jesus estava na Judeia quando resolveu voltar à Galiléia, no entanto, sabia que “era necessário passar por Samararia” (João 4: 4), que ficava a caminho de seu destino final.
         Sabemos qual foi o verdadeiro motivo da “parada” em Samaria, posto que existia uma mulher naquela cidade que precisava ser alcançada pelo evangelho de Cristo (leiam João 4:1-26) e de fato ela foi impactada pela Boa Nova, tanto é que a espalhou por onde passou (João 4: 27-30).
         Logo após esta situação, Jesus segue seu caminho com os discípulos. Nesse momento eles sentem fome e pedem comida ao Mestre, que os adverte (João 4: 35-36):

“Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe o fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe”.

            A partir daí entramos no assunto do dia: plantação e colheita, aliás, foi por isso que eu coloquei a foto de uma plantação de algodão, pois se encaixa perfeitamente ao texto acima.
         O algodão, após todo seu processo produtivo, passa de uma simples semente para uma linda flor coberta com o material branco, que auxiliará em toda a fabricação de peças têxteis. Ressalte-se: ele apenas fica branco ao final de seu processo, quando já está pronto para a colheita!
         Nesse sentido, o Senhor me conduziu à palavra do livro de Apocalipse 4, a saber:

“Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando como trombeta, disse: ‘Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas’. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal.
No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. O primeiro ser parecia um leão, o segundo parecia um boi, o terceiro tinha o rosto como de homem, o quarto parecia uma águia em voo. Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: ‘Santo, santo, santo, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir’.
Toda vez que os seres viventes dão glória, honra e graças àquele que está assentado no trono e que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, e dizem: ‘Tu Senhor e Deus nosso, és digno de receber, a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”

            Talvez você pense: “nossa, ela escolheu o livro mais complexo e polêmico da bíblia para tratar da mensagem de hoje”, porém, saibam que eu relutei muuuuuito para não escrever sobre ele, tendo em vista as controvérsias sobre cada interpretação, mas se é da vontade de Deus, que assim  seja!
            O texto trata de mais uma visão tida por João (discípulo de Cristo), como foi a descrita em Apocalipse 1:10. Assim, após a morte de Jesus, bem como posteriormente ao derramar do Espírito Santo, João e os outros discípulos tiveram suas vidas viradas “de cabeça para baixo”.
            Depois de alertar as igrejas de Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia através de cartas, o discípulo “amado” de Cristo teve o privilégio de ser arrebatado espirituamente para contemplar a glória de Deus e relatar tudo o que percebia daquela visão.
            Nessa ocasião ele viu o trono do Deus Vivo, que parecia com pedras preciosas de jaspe e sardônio, envolto por um arco-íris semelhante à esmeralda. Desse trono saíam relâmpagos, vozes de trovões, assim como o salmista disse em Salmos 18: 13-14 quando falava que “dos céus trovejou o Senhor, o Altíssimo fez ressoar a sua voz. Lançou setas e dispersou os inimigos, fulminou relâmpagos e os desbaratou”.
            Entre esse trono havia algo parecido com um mar de vidro,claro como cristal. Assim, lembramos um utensílio do Templo chamado “mar de fundição” (2 Crônicas 4:1-6). Ele era uma espécie de vaso grande de cobre que ficava entre o altar e a tenda da congregação, feito com os espelhos das mulheres que se reunião e ministravam aporta da tenda da revelação (sim, elas entregaram esse bem tão valioso em prol do Templo!).
            Antes de tudo, lembre-se: primeiro vinha átrio onde quaisquer pessoas poderiam ficar; depois o lugar santo, onde ficava o altar do incenso e apenas alguns poderiam entrar; e, o santo dos santos, onde apenas o sumo sacerdote tinha acesso. Com isso, vemos que havia uma separação entre o povo e a presença de Deus, todavia, tudo o que separava (p.ex. o véu do templo que impedia a passagem das pessoas para terem acesso a Deus), não separou mais depois que Jesus morreu na cruz por nós  e hoje temos livre acesso ao Pai (Mateus 27:51, Marcos 15:38 e Lucas 23:45).
            Ao lado de tanta beleza do “trono central”, João também avistou 24 outros tronos em volta de um trono principal, que pertenciam aos 24 anciãos. Portanto, em relação os anciãos, existe divergência quanto às suas respectivas pessoas, uma vez que “alguns entendem ser 12 tribos de Israel, representando o povo de Deus no Velho Testamento, mais 12 apóstolos, representando o povo dele no Novo Testamento, dando um total de 24. Outros sugerem 24 como o número de turnos de sacerdotes no Velho Testamento (veja 1 Crônicas 24:1,7-19). Assim entendemos o reino de sacerdotes (1:6) ou sacerdócio real (1 Pedro 2:9) composto de pessoas que entram “na Casa do Senhor” (1 Crônicas 24:19)”. Contudo, seja como for, o resultado é o mesmo: significam o povo de Deus.
         Estes anciãos utilizavam vestidos brancos e uma coroa sobre suas cabeças, simbolizando a pureza que devemos obter para podermos entrar no céu., afinal, “sem santidade, NINGUÉM verá a Deus” (Hebreus 12:14).
         Posteriormente, João vislumbra o que chama de quatro seres viventes: um leão (Evangelho de Mateus), um boi (Evangelho de Lucas), um homem (Evangelho de João) e uma águia (Evangelho de Marcos). Isso também é controverso, contudo, filiamo-nos ao entendimento de que eles são a expressão de Jesus: o primeiro representando a sua autoridade de Leão da Tribo de Judá, o segundo como simbolismo de força, como consta no livro de Isaías 53 (quando levou nossas enfermidades), o terceiro expressando Jesus como filho de Deus em forma de homem e, por último a águia, demonstrando Jesus como um visionário e missionário do Reino de Deus aqui na terra.
         Dessa forma, verificamos ao final do capítulo lido a mais bela cena a ser contemplada por nossos olhos (Ap. 4: 9-11): Jesus, representado pelos seres viventes, dando toda honra, glória e ações de graças ao ÚNICO Deus. Se não bastasse isso, nesse momento, TODOS os anciãos (povo de Deus) se prostram diante do Trono, lançando suas coroas perante o Senhor.
         Imaginem irmãos, Jesus, o filho de Deus, engrandecendo ao nome do Senhor e os anciãos, irresistíveis à presença do Pai, se dobram perante o seu trono, largando tudo o que têm de mais precioso (suas coroas) e dizendo: Tu Senhor e Deus nosso, és digno de receber, a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”. Enfim, todos prestando a melhor adoração ao Rei dos Reis.
            O motivo pelo qual eu dei toda essa “volta” (ou para alguns, "viajei na maionese") foi para dizer que, assim como algodão, nós passamos por um processo de purificação até nos tornarmos “brancos”. Esse processo se chama: vida! Por isso eu venho te dizer que vale a pena seguir a Cristo, para que um dia, quando os “campos estiverem brancos” de servos e servas fiéis a Deus, Ele nos recolherá às suas mansões celestiais para que junto com os seres viventes e os anciãos prestemos a mais sublime adoração ao Pai diante de seu Trono!
            Então, eu te pergunto: você está pronto (a) para virar um algodão? hehe.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

NÃO TOQUE!


         Hoje eu escrevo somente pela graça de Deus (não que nos outros dias não foi assim), porque todas as minhas forças físicas se foram em decorrência da correria dos últimos dias, mas o Senhor sempre nos ajuda.
         Bem, nos últimos tempos tenho conversado com algumas pessoas e elas têm compartilhado seus problemas, dificuldades e suas quedas. Portanto, sempre ouvia falar sobre essas coisas, sobretudo quanto às quedas. Eu aconselhava a pessoa a pedir perdão a Deus, pois ele é misericordioso e bondoso.
         Não obstante, na última vez em que me contaram algo e eu comecei a falar que iria dar tudo certo com o Senhor e que Ele traria seu perdão, imediatamente veio à minha mente somente o trecho da música “Não fale” do  CD dos “Arrais” que diz: “que mais há hoje é graça, sem juízo...”. Aquilo definitivamente me perturbou, porque achei que fosse algo da minha mente ou simplesmente o meu “eu” julgando a pessoa, mas não era!
         A atual geração tem ouvido falar muito sobre a graça, misericórdia e amor do Senhor, porém, ninguém fala sobre o “juízo” de Deus. Confesso que relutei até o último segundo para escrever sobre isso, pois não me acho digna de dizer algo sobre “pisar na graça” ou “abusar” da graça do Senhor, haja vista que eu já fiz inúmeras e incontáveis vezes isso.
         Pensando na graça e no juízo, logo me veio o entendimento de que fazemos as coisas para o Pai com “boas intenções”, no entanto, o Reino dos Céus não é feito somente de pessoas bem intencionadas, pois, como já dizia o ditado: “de boa intenção o inferno está cheio”.
         Esta é a questão: “pisamos” na graça (favor imerecido dado a nós) de Deus porque agimos com o fundamento da boa intenção, ou seja, alegamos que estamos fazendo algo para Cristo e tudo mais, contudo, ao final enxergamos que nosso coração ainda não está Nele.
         Nesse sentido, o Senhor me fez lembrar da passagem da trajetória feita por Davi para levar a Arca da Aliança (símbolo da presença de Deus na terra naquela época) da casa de Abinadabe, após inúmeros acontecimentos que impediram  que a “presença de Deus” estivesse com o povo de Israel.
         É importante colacionar dois textos que retratam, respectivamente, o acontecido: 1 Crônicas 13 e 2 Samuel 6:1-11, senão vejamos:

E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.
E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome.
E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.
E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.
E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.

(1 Crônicas 13:1-14)

E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
E temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.

(2 Samuel 6:1-11)
        
         Esta passagem SEMPRE me deixou intrigada desde a primeira vez que li o respectivo texto (em meados de 2007), pois Uzá estava auxiliando Davi na locomoção da Arca da Aliança, símbolo da presença do Deus vivo e, mesmo tentando evitar que a arca caísse no chão, acabou morrendo.
         Depois de tantas vezes lendo o texto e refletindo, o Pai me mostrou que MUITAS vezes somos os “Uzás” dos dias de hoje, pois achamos que, porque temos boas intenções para com o Reino de Deus, podemos tocar naquilo que é santo, sem precisar de renúncias da nossa parte. Quantas vezes eu já fiz isso? Eu disse para Deus: “como vou falar sobre 'tocar em algo santo', sendo uma pessoa indigna?" Como disse, eu mesma já fiz isso reiteradas vezes!!!
         Por incontáveis vezes nós somos Adão e Eva fugindo de Deus por causa de nossos pecados, evitando ter que “encarar Deus de frente”. Acho fantástica a passagem do livro de Gênesis 3: 8-9 que relata momentos posteriores à queda do homem:

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: ‘Onde está você?’”

         Se Eva estivesse viva hoje, provavelmente diria que teve “boa intenção” ao dar a maça ao seu marido, todavia, vemos o que esse simples ato gerou: exclusão do paraíso. Igualmente, percebemos a boa intenção de Uzá quando tentou segurar a arca para que ela não caísse no chão, porém, no caso dele, ele foi instantaneamente fulminado e morto.
         No fundo sabemos o quanto de impureza ainda há dentro de nós e também o quanto a atitude que estamos prestes a cometer é errada aos olhos de Deus, mas caímos na velha história de que “Deus sempre perdoa” ou vivemos apenas o versículo que diz que “as misericórdias do Senhor duram para sempre”.
         Infelizmente hoje eu te falo: não existe apenas a graça, mas também o juízo! O mundo cristão não é feito apenas de pessoas bem intencionadas em transmitir esse evangelho, mas que elas devem estar dispostas e preparadas para pagar o preço da renúncia e se santificar.
         Deus é amor, paz, misericórdia, bondade, santo, mas o Senhor também é juízo. Aliás, com a morte de Uzá, todos ao seu redor ficaram tomados pelo medo de Deus e também medo de morrerem por tocar no que é santo.
         Antigamente as pessoas literalmente morriam e por isso as demais se encarceravam no medo de Deus, mas hoje em dia, como Deus não fulmina mais as pessoas como antes, os cristãos abusam dessa graça e, o que é o pior de tudo, sem temer as consequências.
          Não podemos levar tudo na brincadeira, nem termo "medo" de Deus, isso na concepção de "medo" que temos hoje, mas considerar Deus acima de tudo e de todos!
         Finalizo perguntando: Você tem agido apenas impulsionado por boas intenções ou realmente tem SEGUIDO a Jesus? Você tem “tocado” nas coisas santas de Deus, mesmo estando completamente impuro?
         Que possamos buscar cada dia mais a Cristo, sem “enrolação”, fazendo o que for preciso para seguir a vida com ele, mesmo que isso resulte em uma mudança radical. Eu não sei você, mas eu não quero mais “pisar” na graça ou pecar e tentar me esconder de Deus quando eu perceber que estou “nua” perante o mundo inteiro.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
(2 Crônicas 7:14)